terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Governo anuncia aumento do salário para 2016

Salário mínimo sobe em janeiro
Foi divulgado o reajuste do piso nacional dos trabalhadores brasileiros e de acordo com o que foi anunciado, o salário mínimo no país será R$ 880,00 a partir do dia 1° de janeiro, representando um aumento de pouco mais de 11,5% em relação a este ano.

O decreto foi assinado pela presidente Dilma Rousseff nesta terça-feira e será publicado amanhã no Diário Oficial da União. Os reajustes salariais do piso nacional tem por norma o início de vigência no mês de maio, porém já virou prática comum que seja feita a antecipação da mudança para o primeiro mÊs de cada ano através de Medida Provisória.

De acordo com uma nota oficial do governo federal, o reajuste representa a continuidade de "sua política de valorização do salário mínimo, com impacto direto sobre cerca de 40 milhões de trabalhadores e aposentados, que atualmente recebem o piso nacional".

A fórmula de reajuste envolve a recomposição da inflação somada ao PIB relativos à dois anos antes, neste caso, a referência será 2014. Quando o PIB é igual a zero ou atinge patamar negativo, como irá ocorrer em 2015, só é aplicado o reajuste com o percentual de inflação, o chamado aumento real.

0 comentários: